Dicas

Para um verão seguro

Aí vem o verão, época de sol, de praia e curtição. Mas também de estradas lotadas, de engarrafamento na volta da praia e de abuso de álcool. Quando o ponteiro do termômetro sobe é hora de redobrar a atenção.

A combinação de bebida e direção, por exemplo, costuma ser mais freqüente nesta época. “Por causa do clima relaxado de praia, as pessoas esquecem que estão dirigindo e acabam tomando uma cervejinha”, explica a gerente de Educação de Trânsito do Detran, Magda Lamborghini. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a ingestão de álcool é responsável por 65% dos acidentes.

Na estrada
Qualquer estrada é perigosa, na opinião de Magda, mas a grande concentração de pessoas no litoral agrava os riscos. Por isso, antes de viajar de férias, é fundamental realizar um check-up total do veículo.

Não use nunca o celular enquanto estiver dirigindo, seja na cidade ou na estrada, já que o aparelho atrapalha os reflexos em momentos decisivos, como no desvio de um obstáculo ou de outro veículo em alta velocidade.

Também é bom ficar de olho no que diz a legislação sobre como transportar crianças: menores de 10 anos só podem viajar no banco de trás. Bebês devem ser acomodados em cadeirinhas especiais, também no banco traseiro, presos ao cinto. E os pequenos só podem ser carregados em moto depois dos sete anos de idade.

A direção defensiva, na opinião do instrutor do Sest/Senat de Cariacica, Michael Beilke, ainda é a melhor companhia na estrada. "O motorista não pode deixar o excesso de auto-confiança fazer com que não preste a devida atenção ao volante. A habilidade também vem com o tempo", alerta. Para Beilke, antes de cair na estrada, é importante verificar os pontos mais críticos e perigosos e redobrar a cautela.

Ligue o alerta

Mantenha o veículo em boas condições de funcionamento. Revise os sistemas elétricos, freios, pneus, amortecedores, limpadores de pára-brisas, etc;

Respeite a sinalização e os limites de velocidade. Pisar fundo no acelerador é uma das maiores causas de acidentes de trânsito com vítimas;

Guarde uma distância segura entre o seu veículo e o que está à sua frente;

Ao dirigir, mantenha sua atenção concentrada no que se passa à sua frente, ao lado, atrás e no próprio veículo;

Use cinto de segurança, inclusive no banco de trás;

Não dirija usando celular.

 
 
 
  Av. Ruy Rodrigues - s/n - Estrada da Cerâmica Santa Lúcia
Bairro Santa Lúcia - Campinas - SP - CEP: 13060-600
diretoria@exclusivaturismo.com.br
Telefone: (19) 3223-6651
Desenvolvido por: